-
Arquitetos: Yamashita Sekkei
- Área: 90 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:yashiro photo office
-
Fabricantes: TAJIMA ROOFING, Toto
Conectando as pessoas e a natureza através da arquitetura de troncos de madeira. Ao projetar um banheiro público em um parque chamado "Tatsudayama Rest Forest", amado por muitas pessoas como uma "floresta na cidade", desejamos criar uma arquitetura em harmonia com a natureza e contribuir com a Prefeitura de Kumamoto, onde a indústria florestal é muito ativa. Enquanto grandes expectativas estão focalizadas na madeira em uma sociedade descarbonizada, o preço da madeira doméstica continua estagnado e a indústria florestal está esgotada. Ao utilizar toras como materiais de construção, tentamos reavaliar o valor do material, já que quase 100% das árvores naturais podem ser utilizadas.
As toras são utilizadas como materiais de construção desde os tempos pré-históricos, mas desde a era moderna, a padronização e comercialização da madeira progrediram devido à necessidade de verificar cálculos de segurança e racionalizar a construção. Como resultado, surgiram maiores índices de perda e um maior impacto ambiental durante a serragem. Utilizando técnicas modernas de análise e processamento, a equipe explorou diversas formas de utilizar toras de comprimentos, espessuras e formas individualizadas e diferentes, que não estão disponíveis no mercado. A instalação está localizada na interseção da natureza e das atividades humanas, entre florestas, gramados, passarelas e estacionamentos.
Com base em um espaço circular acessível de todas as direções, cabines sanitárias, áreas de descanso e banheiros estão dispostos sob o telhado para se adequar ao ambiente adjacente, criando um lugar para experimentar a natureza nas montanhas Tatsuda. A estrutura recíproca da moldura, combinando troncos descascados com expressões individuais e únicas, aprofunda a relação entre a arquitetura e a natureza. Para utilizar a madeira sem desperdícios, o projeto utilizou toras esbeltas com diâmetro de cerca de 100 mm e as pontas das árvores, geralmente subutilizadas, foram transformadas em cavacos. Além disso, as sobras de madeira serrada são utilizadas para a parede, e o cedro queimado, um material tradicional local, foi produzido e utilizado como revestimento externo.
A maior parte da madeira vem da província de Kumamoto e toda a secagem, processamento e tratamento de preservação da madeira são concluídos na província, aproveitando ao máximo os recursos locais. Kumamoto é uma região com uma cultura profundamente enraizada no manejo da madeira, e o interesse pela madeira, conhecimento e habilidades das pessoas envolvidas ajudou a tornar esta construção uma realidade. Esperamos que o 'círculo de florestas e pessoas' em Kumamoto continue e cresça no futuro.